(11) 2066.0077

Cadastre-se

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Limpeza e desinfecção – processos diferentes, mas que se complementam

Em tempos de pandemia os cuidados com a limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies precisaram ser redobrados. O que muitos não sabem é que há diferenças e especificidades em cada processo.

Muitas pessoas associam os processos de limpeza e desinfecção como sendo o mesmo, assim, ao realizar o primeiro automaticamente está-se a cumprir o segundo. No entanto, estamos diante de dois processos distintos e que se complementam para a sensação de bem-estar, conforto e segurança. Em ambientes hospitalares, por exemplo, colaboram para o controle de infecções relacionadas à saúde.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus os cuidados com a limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies precisaram ser redobrados. Os profissionais da limpeza, especialmente aqueles atuantes em instituições hospitalares, também se tornaram essenciais no enfrentamento da Covid-19. Além do trabalho minucioso de praxe, eles precisaram ter disponíveis novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para aumentar a segurança e diminuir os riscos de infecção.

Os cuidados de higiene e isolamento social são apontados pelos órgãos de saúde como fundamentais para a prevenção da Covid-19. Porém, o coronavírus pode permanecer em superfícies até vários dias, o que aumenta o risco de contágio.

Diferenças

Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), limpeza é a atividade que engloba todos os procedimentos e operações que removem sujidades, agregadas ou não às superfícies, sem alterá-las, em todos os tipos de ambientes. Ela não elimina micro-organismos, mas remove-os fisicamente da superfície. Especialistas apontam que uma limpeza completa se faz imprescindível antes da desinfecção, pois qualquer material que esteja nas superfícies pode reduzir a eficácia dos procedimentos, fazendo com que os micro-organismos continuem ali.

A desinfecção é o conjunto de operações que visa primordialmente uma redução da carga microbiana a um nível seguro, por um determinado período de tempo, sobre diferentes superfícies, utilizando produtos desinfetantes, que devem ser obrigatoriamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É importante destacar que os produtos utilizados por empresas de limpeza profissional são diferentes dos produtos de uso doméstico. Produtos de uso profissional são oferecidos em embalagens maiores; têm um valor unitário mais caro, embora com uma relação custo-benefício melhor, por conta de uma maior concentração de ativos.

Em um momento de muitas recomendações, o auxílio de uma empresa especializada, como a Guima Conseco, é também essencial, uma vez que possui profissionais treinados para higienizar todos os tipos de ambientes, realizando desde limpezas diárias de escritório, até as mais pesadas com equipamentos e produtos específicos, garantindo maior eficiência. A Guima segue ativa com suas atividades, pois sabe que limpeza, higienização e manutenção estão entre as forças para a contenção da pandemia.

Acesse o site e saiba mais sobre a expertise de mais de 30 anos da Guima no mercado de facilities.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar